COMO SURGIU A IDEIA DAS NOSSAS EMBALAGENS VEGETAIS?!

Em uma tarde de verão, enquanto plantava algumas mudas nos canteiros, refletia sobre as embalagens e me perguntava como poderia reduzir o impacto gerado por elas.

Sim, embalagens de papel, mesmo podendo ser recicladas ou biodegradáveis, causam um impacto considerável, no processo de fabricação do próprio papel e no transporte, até que cheguem às nossas mãos e posteriormente, destinadas a você.

Pensar nisso, não me deixava nada confortável, meu desejo era poder criar a própria embalagem com as plantas que cultivamos.

Quando a Floresce nasceu, a primeira embalagem dos sabonetes era feita de palha de milho. As pessoas adoravam presentear com elas. De lá pra cá, sempre que possível, eu testava materiais vegetais para viabilizar o retorno delas de uma forma ainda mais original.

Em meio a esta reflexão, memórias e questionamentos, eis que voltei ao presente e percebi um barulho parecendo estalos que vinham do Bamboo. Ele estalava alto e sem parar, me peguei rindo, e comentei com o João: "Alguém está crescendo rápido por aqui!"

Então me aproximei dele e fui surpreendida com uma bainha caindo feito uma pluma diante de mim!
Achei tão peculiar e curioso que, dei de mão na bainha e a observei minuciosamente, pensando:
- Eu posso fazer uma embalagem com a bainha do Bamboo!!
Ou seria o próprio Bamboo que lançou a pele naquele instante tentando me dizer:
- Ei! Estou lhe chamando a atenção! Sim, você pode fazer uma embalagem com a pele que eu solto naturalmente enquanto estou crescendo!

Pensa na felicidade!

A partir daí, ainda sem saber como seria, passei a coletar todas as bainhas espalhadas e esquecidas na base da touceira. Lá fui eu, para mais uma maratona de pesquisas incessantes em busca de uma inspiração, e possíveis ferramentas manuais para fazer os primeiros testes.

Os detalhes dessa maratona e peregrinação, serão poupados para os próximos posts, mas aí está a nova embalagem de palha de milho reformulada e a foto da primeira embalagem feita em 2017.

É, ou não é, o mais puro Ecodesign?

Visite o nosso site e saiba mais: www.florescealquimias.com.br

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim do Campo(Vassourinha) – Baccharis dracunculifolia

Benefícios do Óleo Essencial de Manjericão