O que é Cosmética Natural Artesanal



Foto: Jordana Prause


           A utilização de produtos naturais para a produção de cosméticos não é algo novo, seu uso existe há milhares de anos. Somente após a Revolução Industrial que sua utilização perdeu espaço, mas nunca deixou de existir.
          Atualmente, os produtos naturais ganharam novamente apreço devido a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar do Ser Humano e do meio ambiente. Temas como, Biomedicina e Ecologia Feminina estão ganhando a admiração dos consumidores pois contemplam a consciência ecológica, a preservação da vida e do meio ambiente, a redução de resíduos físicos e químicos, a autonomia pessoal que permite a liberdade para criar e usar seus produtos e, sem dúvida, os benefícios que eles trazem a saúde e a beleza.
          A Cosmética Natural Artesanal compreende-se como a produção e utilização caseira de produtos que tem como base matéria-prima de origem natural, sem testes em animais e com reutilização de embalagens. Sendo assim, toda a matéria-prima é de origem vegetal ou mineral, salvo algumas receitas que utilizam mel, iogurte ou ovo em sua composição, e algumas substâncias sintéticas ou semissintéticas que são produtos naturais alterados em laboratórios, como, o ácido salicílico ou a forma lipossolúvel da vitamina C e vitamina E, por exemplo.
         Neste caso, por se tratarem de produtos caseiros e de uso imediato, a utilização de conservantes, corantes ou essências químicas não são necessárias e o tornam ainda mais saudáveis pois se utilizam de matéria-prima viva em seu estado mais energético fornecendo nutrientes a pele e aos cabelos.

       Seguindo a filosofia da medicina Ayurvédica, que afirma que nunca deveríamos colocar na pele o que não podemos colocar na boca, é possível deduzir que a produção de cosméticos naturais se assemelha muito ao ato de cozinhar, ou seja, selecionar e misturar ingredientes como se prepara um alimento e degusta-lo em seguida. De fato, a preparação dos cosméticos utiliza ingredientes que podem ser ingeridos e misturados, formando bálsamos e loções que, em síntese, devem ser usados assim que forem feitos para que se possa tirar o melhor proveito dos nutrientes e não correr o risco de prejudicar o resultado em função da sua perecibilidade.

Baseado no livro: Guia Completo da Beleza Feita em Casa. de Sunny Subramanian & Chrystle Fiedler

Gostou? Quer conhecer alguns Cosméticos Naturais Artesanais? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Diferenças entre o Sabonete Convencional Industrializado e o Sabonete Natural Artesanal

Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim do Campo(Vassourinha) – Baccharis dracunculifolia